sábado, 27 de janeiro de 2007

A nova relação com o saber

A facilidade e rapidez como as informações circulam na Internet é algo inimaginável alguns anos traz. E essa rapitez forçou o desenvolvimento de novas competencias profissionais do trabalhador neste inicio de milênio.
A facilidade com a reprodução e capacidade de transferência das produções científicas (outras não) e a quantidade de pessoas que compartilham essas informações ao mesmo tempo e em todos os lugares do planeta chega a assustar, o que Pierre Lévy chama de dilúvio de informações, porém o que vem além disso tudo é incalculável o que demonstra a capacidade de superação que o homem possui.
Pretendemos comentar a amplitude das transformações causadas e que ainda ocorrerão com o uso da Internet nos vários setores da produção humana. Uma dessas possibilidades esta assiciada ao que o autor chama de inteligência coletiva "a saber, a valorização, a utilização otimizada e a criaçãode sinergia, entre as competêncas, as imaginações e as energias intelectuais..." O ciberespaço torna-se a infra-estrutura das novas produções e comunicação, surgindo novos critérios para orientar o saber e com esse raciocinio a escola não pode fugir ao debate.

Nenhum comentário: