domingo, 11 de fevereiro de 2007

Hipertexto

Num mundo que busca-se uma globalização, não só do ponto de vista comercial e sim humanista, uma globalização que de fato contribua para a melhoria das condições de vida no planeta, a utilização do hipertexto contribuirá de forma decisiva. Esta fermenta dentre muitas vantagens apresenta duas que acreditamos ser de fundamental importância: a interatividade e a economia na utilização de recursos antes desprendidos, a exemplo de deslocamento para bibliotecas, o que exige cumprimento de horários, dentre outros contratempos e gastos. O hipertexto elimina as distâncias, possibilitando a troca de contribuições e conhecimento entre pesquisadores, professores e estudantes do mundo inteiro em momento real, além de serem transportando em mídias ou acessados no próprio computador.

O hiterexto apresenta características sintetizadas aqui apartir de leituras de Pierre Lèvy.

METARMOFOSE: onde não só o conhecimento se transforma, também a rede de transmissão desse conhecimento está em permanente transformação.

HETEROGENIEDADE: onde a rede hipertextual são heterogêneos, as conexões lógicas afetivas. A comunicação por multimídias e digitais. Sócio-técnicamente estará em jogo pessoas e grupos com todos os tipos de associações que pudermos imaginar.

MULTIPLICIDADE E DE ENCAIXES: onde qualquer nó ou conexão, quando analisado, pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede infinitamente

EXTERIORIDADE: A rede não possui unidade orgânica, nem motor interno. Seu crescimento e sua diminuição, sua composição e sua recomposição permanente dependem de um exterior indeterminado: adição de novos elementos, conexões com outras redes, excitação de elementos terminais (captadores), etc. Por exemplo, para a rede semântica de uma pessoa escutando um discurso, a dinâmica dos estados de ativação resulta de uma fonte externa de palavras e imagens.

TOPOLOGIA: onde as mensagens poderiam circular livremente. "A rede não está no espaço, ela é o espaço".

MOBILIDADE DOS CENTROS: onde a rede não tem centro.

Uma prova prática da importância do hipertexto está sendo utilizada por nós na produção desse texto solicitado pela professora Bonila: consultamos vários textos em sites que apresentavam novos textos e assim concluímos o nosso texto que está disponível no nosso blog.


2 comentários:

Bonilla disse...

Oi Jane,
gostei de ver o link em tua reflexão - isso mostra que vc conseguiu se apropriar teorica e praticamente do significado do conceito. Parabéns!!! um abraço

Everton Nery disse...

Não creio que o mundo busque uma globaslização não só comercial, mas humana também.
Podemos discutir sobre essa questão se vc assim desejar.
Um xêro no coração.