terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Inclusão digital

Comentário 1- O tema inclusão digital foi tratado na disciplina Educação, Ciência e Tecnologia, Investimento Material e Prioridade à Produção de Conhecimento através da solicitação de leituras de textos indicados pela professora Bonilla, com posterior explanação da mesma e como avaliação foi solicitada a produção de comentários sobre o referido tema, para serem postados nos bloggs. O mais interessante é que os textos descrevem situações que vivemos na prática, no nosso dia a dia, a exemplo da implementação de projetos de inclusão digital na cidade onde residimos, nas escolas que lecionamos e somos condizentes com a situação, no máximo tecemos discussões em meio a colegas de faculdade, em disciplinas como essa ou em comentários como o do momento presente. Acho que podemos e devemos fazer algo mais efetivo, construir junto a comunidade projetos que minimizem as dificuldades de acesso ao mundo digital através da utilização correta dos equipamentos que já possuímos.

Comentário 2- A discussão perpassa tanto, sobre o já banalizado termo: inclusão digital, que remete a reflexões acerca das desigualdades econômicas e sociais, quanto a sua exeqüibilidade. Por um lado, a política oportunista que caracteriza os projetos oficiais, restringem-se apenas a oferecer computadores e instruções sobre o seu uso e não oferecem as mínimas condições para a aquisição e produção de conhecimento, nem oportunizam participação social e política que seria promovida a partir da interação com redes digitais, com a utilização do ciberespaço.

Por outro lado não se pode esperar inclusão digital desvinculada da educação, e para tanto ela deve ser planejada no processo de ensino e aprendizagem oficial, integrada aos conteúdos curriculares, no projeto pedagógico e grade curricular de ensino fundamental e médio. É quanto ao ensino superior com maior ênfase nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas.

Um comentário:

Bonilla disse...

muito bons os teus comentários - engajamento político e pedagógico é parte integrante da função do professor. Invista nisso!!! um abraço